Arnaldo Baptista

 Foto: Fabio Heizenreder

Foto: Fabio Heizenreder

 
informacoesartistas-05.png

Arnaldo Baptista é pianista e baixista de formação clássica. Multi-instrumentista, estudou balé clássico e dança moderna com o Stagium nos anos 70, fez-se poliglota e é, ainda, artista visual, poeta e escritor. Nos anos 60, ao lado do irmão Sérgio Dias e de Rita Lee, fundou uma das bandas mais importantes da história da música brasileira, Os Mutantes. Juntos, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, eles criaram a Tropicália.

Com o fim da formação clássica d'Os Mutantes, Arnaldo embarcou em carreira solo e, como não poderia deixar de ser, lançou grandes clássicos, como Lóki? e Singin' Alone, além de Elo Perdido e Faremos Uma Noitada Excelente, estes com a banda que chamou de Patrulha do Espaço.

Em 2004-2005, ele lançou seu último disco, Let it Bed, que ganhou destaque tanto aqui como no exterior: a revista inglesa MOJO colocou o álbum entre os 10 melhores de 2005.

Três anos depois, em 2008, Arnaldo ganhou um documentário dirigido por Paulo Henrique Fontenelle e lançado pelo Canal Brasil, Loki! Arnaldo Baptista resume de forma espetacular a carreira do artista e ainda conta com depoimentos de grandes nomes como Rogério Duprat, Devendra Banhart, Sean Lennon, Kurt Cobain, Gilberto Gil, dentre outros.

Após isso, em 2010, Arnaldo entra para o circuito oficial das artes visuais pela Galeria Emma Thomas (SP), apresentando obras em mostras individuais e coletivas. Atualmente, ele viaja o Brasil em turnê com o concerto Sarau o Benedito.